O desenvolvimento e montagem de kits experimentais de baixo custo torna-se uma ferramenta auxiliar atrativa no processo de ensino e aprendizagem que vem sendo implantada com sucesso em outras escolas do Brasil e do mundo. Para citar apenas um exemplo, existe um projeto que foi implantado, em 2004, na Universidade Federal do Pará, cujo o título é Laboratório de Demonstrações (Labdemon). O Labdemon já possui diversos kits experimentais montados com materiais de baixo custo e, diversas escolas públicas do ensino fundamental e médio realizam as as aulas experimentais nas dependências da UFPA. O projeto Labdemon pode ser acessado no sítio: http://labdemon.ufpa.br/. A proposta do projeto Laboratório de Física e Ciências nas escolas públicas de Mossoró com kits experimentais de baixo custo é similar ao do Labdemon, porém, as atividades experimentais serão realizadas no âmbito de uma escola que possua espaço físico para a alocação dos kits desenvolvidos por esse projeto. Com isso, os alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharias e Licenciatura em Física – EAD, bem como os alunos do fundamental e médio terão a oportunidade de exercitar todas as etapas que precedem o planejamento e implementação de um projeto. Desde a identificação da necessidade de pesquisa e desenvolvimento de um kit experimental para abordar um assunto específico da Física, planejamento de todo o procedimento experimental para a aquisição dos materiais necessários para a construção, testagem do aparato experimental e aplicação do kit desenvolvido durante as aulas teóricas, finalizando com a discussão dos resultados e aplicação no quotidiano. Com essa sequência de etapas criteriosas pretende-se despertar, a discussão do método científico. Além disso, pretende-se trabalhar com os alunos, os conceitos de metodologia científica necessários para a redação de projetos e a necessidade da oratória que é fundamental para o sucesso de todo profissional.

URL da ação: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3403

Coordenação/Equipe

Coordenador do projeto: prof. Dr. Geovani Barbosa (contato: gferreira@ufersa.edu.br)

Membros:

• WILLIAN LUDWIG ALVES DE OLIVEIRA – aluno de graduação