Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatítica

PROJETO DE ENSINO EM DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS BÁSICAS - DAB



RESUMO

Vem notando-se que após o período pós pandemia os alunos ingressantes no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (CeT) da UFERSA vem apresentando um série de deficiências em assuntos de matemática básica, o que torna o aprendizado de disciplinas iniciais do CeT bastante difícil. Deste modo, esta ação de ensino propõe um nivelamento de matemática básica para os alunos ingressantes do CeT. Os tópicos de matemática abordados foram escolhidos de modo a melhorar o estudo e aprendizagem nas disciplinas de MME1820 – Geometria Analítica e MME1814 – Cálculo I, que são disciplinas iniciais do curso de CeT.


 

JUSTIFICATIVA

O alto índice de reprovação dos alunos ingressantes do curso de ciência e tecnologia em disciplinas básicas como Geometria Analítica e Cálculo I, tem gerado problemas de superlotação de turmas, necessidade de abrir novas turmas e consequentemente mais professores.  A dificuldade dos alunos ingressantes reside basicamente na falta de conhecimentos prévios de matemática a nível de ensino fundamental e médio. Dificuldades essas agravadas pela pandemia do COVID 19 e o ensino remoto emergencial, segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil está entre os países onde as escolas ficaram fechadas por mais tempo. Isto causa uma grande barreira para o ensino, estudo e aprendizagem das disciplinas básicas aqui citadas. Diante deste contexto, este projeto visa fazer uma reciclagem de tópicos de matemática relativos ao ensino fundamental e médio.


 

PÚBLICO-ALVO

  • Estudantes que estiverem cursando no semestre 2023.1 as disciplinas de Cálculo I e/ou Geometria Analítica;

 

INSCRIÇÃO

Para realizar a inscrição para participar do projeto DAB,  nivelamento de matemática, clique aqui.


 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Início das atividades no dia 26 de julho de 2023, quarta-feira;
  • Serão ofertadas 60 vagas, apenas para alunos cursando as disciplinas de Cálculo I e/ou Geometria Analítica, ocupadas em ordem de inscrição;
  • O horário de atividades será fixo e ocorrerá nas segundas, quartas e sextas, de 11h às 12h. 
     
20 de julho de 2023. Visualizações: 131. Última modificação: 20/07/2023 17:51:09