O desenvolvimento e montagem de kits experimentais de baixo custo torna-se uma ferramenta auxiliar atrativa no processo de ensino e aprendizagem que vem sendo implantada com sucesso em outras escolas do Brasil e do mundo. Para citar apenas um exemplo, existe um projeto que foi implantado, em 2004, na Universidade Federal do Pará, cujo o título é Laboratório de Demonstrações (Labdemon). O Labdemon já possui diversos kits experimentais montados com materiais de baixo custo e, diversas escolas públicas do ensino fundamental e médio realizam as as aulas experimentais nas dependências da UFPA. O projeto Labdemon pode ser acessado no sítio: http://labdemon.ufpa.br/. A proposta do projeto Laboratório de Física e Ciências nas escolas públicas de Mossoró com kits experimentais de baixo custo é similar ao do Labdemon, porém, as atividades experimentais serão realizadas no âmbito de uma escola que possua espaço físico para a alocação dos kits desenvolvidos por esse projeto. Com isso, os alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharias e Licenciatura em Física – EAD, bem como os alunos do fundamental e médio terão a oportunidade de exercitar todas as etapas que precedem o planejamento e implementação de um projeto. Desde a identificação da necessidade de pesquisa e desenvolvimento de um kit experimental para abordar um assunto específico da Física, planejamento de todo o procedimento experimental para a aquisição dos materiais necessários para a construção, testagem do aparato experimental e aplicação do kit desenvolvido durante as aulas teóricas, finalizando com a discussão dos resultados e aplicação no quotidiano. Com essa sequência de etapas criteriosas pretende-se despertar, a discussão do método científico. Além disso, pretende-se trabalhar com os alunos, os conceitos de metodologia científica necessários para a redação de projetos e a necessidade da oratória que é fundamental para o sucesso de todo profissional.
URL da ação: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3403
Coordenação/Equipe
Coordenador do projeto: prof. Dr. Geovani Barbosa (contato: gferreira@ufersa.edu.br)
Membros:
- WILLIAN LUDWIG ALVES DE OLIVEIRA – aluno de graduação
Detalhes do projeto
A montagem de kits experimentais com materiais de baixo custo é uma alternativa viável para a implementação de Laboratórios de Física e Ciências nas escolas públicas, que não possuem recursos financeiros disponíveis para adquirir kits comerciais. Para a montagem dos kits já existem diversos projetos desenvolvidos nos polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física que são os produtos educacionais disponíveis nos sites dos respectivos programas, em diferentes polos em todo o Brasil. O presente projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2017 pelos alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, alunos dos cursos de Engenharia e, recentemente, alunos do curso de Licenciatura em Física – Ead da Universidade Federal Rural do Semi Árido. Com o uso de materiais recicláveis é possível desenvolver a criatividade dos alunos durante o planejamento e montagem de um determinado kit que será usado em sala de aula, em paralelo com os conceitos teóricos ministrados pelo professor da disciplina. Além disso, por meio da reutilização de materiais pretende-se incentivar a ideia do “Faça Você Mesmo” que já é uma realidade amplamente divulgadas nas redes sociais.
Palavras chaves: Experimentação. Kits de baixo custo. Ensino de Física. Materiais recicláveis.
Planejar os experimentos junto com os alunos, executar os experimentos numa escola do ensino médio
Esse projeto de extensão visa a construção de kits experimentais utilizando materiais de baixo custo e/ou de fácil aquisição que possam serem utilizados durantes as aulas de ensino de Ciências e Física nas escolas públicas da cidade de Mossoró. É sabido que os kits experimentais comerciais são, em sua maioria, muito caros e as escolas públicas não possuem recursos para a aquisição de aparatos experimentais necessários para a compreensão das ideias da física. De posse de um aparato experimental, o professor ministrante pode associar a teoria com a aula experimental e assim aumentar o grau de compreensão dos assuntos explorados em sala de aula.
As atividades laboratoriais nas escolas públicas são desenvolvidas de forma improvisada, contando com a boa iniciativa, criatividade e aporte financeiro dos professores das escolas. O desenvolvimento e montagem de kits experimentais de baixo custo torna-se uma ferramenta auxiliar atrativa no processo de ensino e aprendizagem que vem sendo implantada com sucesso em outras escolas do Brasil e do mundo. Para citar apenas um exemplo, existe um projeto que foi implantado, em 2004, na Universidade Federal do Pará, cujo o título é Laboratório de Demonstrações (Labdemon). O Labdemon já possui diversos kits experimentais montados com materiais de baixo custo e, diversas escolas públicas do ensino fundamental e médio realizam as as aulas experimentais nas dependências da UFPA.
O projeto Labdemon pode ser acessado no sítio: http://labdemon.ufpa.br/. A proposta do nosso projeto é similar ao do Labdemon. Com esse projeto, os alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharias e Licenciatura em Física – EAD, bem como os alunos das escolas públicas terão a oportunidade de exercitar todas as etapas que precedem o planejamento e implementação de um projeto. Desde a identificação da necessidade de pesquisa e desenvolvimento de um kit experimental para abordar um assunto específico da Física, planejamento de todo o procedimento experimental para a aquisição dos materiais necessários para a construção, testagem do aparato experimental e aplicação do kit desenvolvido durante as aulas teóricas, finalizando com a discussão dos resultados e aplicação no quotidiano. Com essa sequência de etapas criteriosas pretende-se despertar, a discussão do método científico. Além disso, pretende-se trabalhar com os alunos, os conceitos de metodologia científica necessários para a redação de projetos e a necessidade da oratória que é fundamental para o sucesso de todo profissional.
O projeto Laboratório nas escolas públicas utilizando materiais de baixo custo será conduzido pelos alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia e Licenciatura em Física – EAD da UFERSA. Antes da pandemia da COVID19, a nossa equipe visitou as dependências da escola e foi discutido a proposta de implantação do projeto no CEEP. Após a etapa de planejamento, os alunos farão a seleção dos materiais de baixo custo e ferramentas necessárias para a montagem dos kits. Já existem diversos projetos que foram desenvolvidos no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, em diferentes polos em todo o Brasil. Os alunos poderão utilizar esses projetos como ponto de partida para o desenvolvimento de novos kits experimentais. Uma sequência didática será elaborada em parceria com os professores orientadores e supervisor como roteiro de procedimentos experimentais exigidos para a execução da atividade. A equipe do projeto participará das reuniões pedagógicas das escolas para o acompanhamento e desenvolvimento das atividades do laboratório de Física. Além disso, a equipe se reunirá semanalmente para a pesquisa, planejamento e construção de novos kits experimentais. Alguns vídeos poderão ser editados e postados da internet para que fiquem à disposição dos alunos acessarem a qualquer momento.
Atualmente, o projeto não tem espaço físico destinado especificamente para estas ações.
A universidade possui a pesquisa, o ensino e a extensão como os pilares basilares do funcionamento. O nosso projeto de extensão contribui com a divulgação da UFERSA para a sociedade. De forma particular, para as escolas públicas que não possuem recursos disponíveis para a aquisição de aparatos comerciais para serem usadas nas aulas experimentais de Ciências e Física. A falta da experimentação nos ciclos iniciais da formação acadêmica desses futuros alunos da UFERSA prejudica o processo de ensino e aprendizagem das ideias da física.
A ampliação do projeto de Laboratório de Experimentação para o Ensino de Física com a conquista de um espaço físico adequado permitirá uma maior divulgação da UFERSA para a sociedade mais carente da nossa cidade que às vezes nem sabe que existe tais oportunidades dentro de uma instituição pública de ensino superior.