Diante da realidade brasileira, em que muitos alunos buscam estudar em uma universidade e trilhar uma carreira profissional de acordo com suas aptidões pessoais, o exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para a realização deste objetivo. Foi percebido que devido à pandemia de COVID-19 diversos grupos governamentais e não governamentais têm-se empenhado na manutenção e prestação de serviços essenciais para a sociedade. Desde feito, entendemos que a educação faz parte deste serviço, e que sua paralização traria inumeráveis prejuízos para aqueles que estão à busca de emprego, qualificação profissional ou mesmo iniciarem seus estudos. Com a finalidade de ajudar essas pessoas, um grupo de professores e alunos da UFERSA e de outras universidades brasileiras criou o grupo intitulado: ajuda dos universitários para colaborar com este fim. Sendo assim, a estrutura do projeto baseia-se na utilização de mecanismos tecnológicos existentes para o ensino das componentes curriculares de matemática, física e química. Os mecanismos utilizados serão escolhidos de forma a proporcionar ao usuário um fácil acesso remoto, visando à qualidade do ensino e principalmente a saúde de todos.
e-mail para contato: ajudadosuniversitarios@ufersa.edu.br
URL da ação de extensão: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3663
Coordenação/Equipe
Coordenadora do projeto: profa. Dra. Luiza Helena de Andrade (contato: luizafelix@ufersa.edu.br)
Membros:
Detalhes do projeto
Esta é a segunda edição deste projeto busca ajudar pessoas que irão prestar o Enem nas componentes curricular de matemática, física e química. O funcionamento do projeto se dá pela ação de um grupo de tutores que são alunos da UFERSA e fazem cursos que tenham como foco os três grupos de componentes curriculares citados. Estes tutores são supervisionados por um grupo de professores da UFERSA que organizam e distribuem as atividades de acordo com cada disciplina. Além da ajuda nas disciplinas iremos ajudar os alunos em: gestão do tempo, métodos de estudo, produtividade. Lembrando que todo o andamento do projeto se dá de forma remota com utilização de aplicativos de mensagens, aplicativos para encontros síncronos, e o canal do youtube do projeto. Não colocando desta forma, nem alunos, tutores ou professores a risco de contaminação em relação a pandemia do novo Corona vírus e estando assim, de acordo com os protocolos sugeridos pelo plano de biossegurança da UFERSA em tempos de pandemia.
O projeto tem por objetivo auxiliar os estudantes nas disciplinas de física, química e matemática, além do apoio emocional, que se faz necessário diante do cenário de incerteza e desconhecimento provocado pela crise mundial de saúde, desencadeando o crescimento dos níveis de ansiedade e o agravamento os problemas de saúde mental pré-existentes (SHIGEMURA, 2020). Tendo em vista os anseios e dúvidas referentes a escolha do curso, costumeiramente presente nesta fase da vida, proporciona-se também o conhecimento e esclarecimento dos fatores que contribuem na tomada de decisão.
O projeto foi desenvolvido visando ajudar na preparação dos alunos do ensino médio para o Enem, considerando o afastamento da escola e toda problemática que a pandemia causaria na vida dos estudantes que iriam prestar o Exame. Para atingir o público-alvo, foi criado um perfil no Instagram para o projeto, com o intuito de que os estudantes tomassem conhecimento do trabalho e pudessem efetuar a inscrição, por meio de um formulário eletrônico, permitindo um futuro contato com os interessados. Concretizou-se como a principal ferramenta de comunicação entre os participantes do projeto o aplicativo de WhatsApp devido a sua ampla difusão e ao baixo consumo dos pacotes de internet. Além disso, o serviço de videochamada, o meet, foi bastante utilizado.
Dividimos o cronograma em semanas, as semanas ativas, onde o conteúdo é explicado e listas de exercícios que abordam questões e assuntos que são cobrados no exame são respondidas. E temos as semanas de descanso, onde revisões e simulados da prova do ENEM. Além disso, trabalhamos no sistema de tutoria, onde cada aluno da graduação, chamados de tutores, auxiliam os alunos do ensino básico tanto nos conteúdos (Matemática, Física e Química), quanto nas questões de produtividade, gestão de tempo, técnicas de estudo e no sentido de ajudar com a autoestima e escolha do futuro curso. Para isso, os tutores prepararam materiais específicos como listas de exercícios que visam abordar os assuntos das provas. Os tutores também são responsáveis por conduzir tanto as reuniões de resolução para tirar dúvidas e resolver questões da lista da semana, como pelas reuniões de produtividade. As revisões são feitas de três maneiras: aula no google meet por disciplina, organizadas e lecionadas pelos professores coordenadores do projeto; simulados, compostos por 40 questões dos Enem’s passados, escolhidas pelos tutores e jogos, por exemplo, o show do milhão (jogo com questões rápidas envolvendo conteúdos básicos para o Enem). Dada a dinâmica inteiramente online, fazemos o uso de diversas plataformas. Dentre as plataformas utilizadas para o ensino, as que obtiveram maior adesão dos participantes foram as reuniões no Google Meet (resolução das listas, revisões, show do milhão, produtividade e conversa com os universitários) e os Formulários Google (simulados). Utilizamos outras plataformas como os Padlets e o Google classroom para complementar e auxiliar na comunicação entre os alunos e tutores em relação ao acompanhamento das atividades propostas pelo projeto.
Atualmente, o projeto não tem espaço físico destinado especificamente para estas ações.
Pensamos em tentar inserir no Ajuda dos Universitários os produtos elaborados pelos alunos do PROFMAT e MNPEF, que possam ser utilizados para uma melhoria da aprendizagem de forma remota, já que esse é o formato do projeto.