1. APRESENTAÇÃO O 1º Colóquio do DCME é uma atividade de extensão que traz uma proposta de aproximar alunos e professores das produções de conhecimento advindas de projetos de pesquisa e extensão, ou até mesmo de ações independentes com impacto no meio acadêmico ou científico. Ele será composto por seminários de cunho informativo e comunicativo nas diversas áreas que integram o DCME. Essa atividade acontecerá alternadamente no formato combinado: seminários presenciais e webnários. 2. FORMATO COMBINADO Os seminários presenciais serão ministrados por professores pesquisadores ou coordenadores de projetos de extensão do DCME. Eles ocorrerão no auditório do CCEN, da UFERSA, campus Mossoró-RN ou em local próprio, respeitando a capacidade de pessoas presente no espaço físico e todos os protocolos de segurança exigido pela instituição, naquele período. Os webnários serão ministrados, preferencialmente, por alunos de pós-graduação e, em alguns casos, por alunos de iniciação científica com resultados consolidados. Esta parte não terá limite de participantes. | |
Cartaz do evento |
3. PERÍODO
O período de realização do evento é de 25 de março a 10 de junho de 2022. Cada ação ocorrerá, geralmente, às sextas-feiras, com início às 16h30min, e terá uma duração de até duas horas. As inscrições ocorrerão via plataforma virtual, até um dia antes da palestra.
4. PALESTRA DA SEMANA & INSCRIÇÕES
INSCRIÇÃO: EVENTO ENCERRADO!!!!
5. CERTIFICAÇÃO
Os certificados serão emitidos mediante comprovação da frequência ao final do evento, com a carga horária total de participação do evento. A carga horária máxima é de 22 horas.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Abaixo* é mostrada a lista de participantes e seu quantitativo de horas acumuladas durante o evento. Para o caso de alguma informação errada, seja o nome ou as horas acumuladas, favor entrar em contato com o coordenador do evento, o prof. Lázaro Lima, no e-mail lazaro@ufersa.edu.br. As informações estão em consonância com as listas de frequência assinadas, por ordem alfabética e ficarão disponíveis até o dia 20 de junho. Para o caso de não haver alterações, os certificados serão feitos segundo esse relatório.
*LISTA DE FREQUÊNCIA DO EVENTO (para certificação): clique aqui
6. HISTÓRICO DE APRESENTAÇÕES
Abaixo encontra-se a sequência de apresentações realizadas no 1º Colóquio do DCME:
DATA | PALESTRANTE | TÍTULO |
25/03/2022 presencial | Prof. Dr. Walter Martins Professor pesquisador | O PROFMAT/UFERSA E AÇÕES DE ENSINO DE IMPACTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS |
01/04/2022 webnário | Lucas Dantas Aluno de iniciação científica | Modelagem matemática dos casos confirmados de coronavírus no Brasil e no estado do Rio Grande do Norte |
08/04/2022 presencial | Profa. Dra. Késia de Castro Professora pesquisadora | ESTUDO SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU NÃO UTILIZADOS PELOS ALUNOS DE ESCOLAS DO CAMPO DA REGIÃO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE |
14/04/2022 webnário | Arthur Mendes Aluno de iniciação científica | O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA |
29/04/2022 presencial | Paulo César Linhares Professor pesquisador | USO DE WAVELETS DE DAUBECHIES PARA OBTENÇÃO DE FUNÇÕES ANALÍTICAS E SUAS APLICAÇÕES |
06/05/2022 webnário | Filipe dos Santos Aluno de pós-graduação | Estudo da formação de proteína corona em nanopartículas de ouro com uso de web-servidores de Docking |
13/05/2022 presencial | Idalmir Queiroz Professor pesquisador | MATERIAIS DIELÉTRICOS E FERROMAGNÉTICOS APLICADOS À DISPOSITIVOS DE MICRO-ONDAS |
20/05/2022 webnário | Marcelo Amorim Mestre em Ensino de Física | Experiências exitosas no ensino médio em escola pública da periferia de Fortaleza-CE |
27/05/2022 presencial | Luiza de Andrade Profa. Dra. coordenadora de ação da UFERSA | QUER “AJUDA DOS UNIVERSITÁRIOS”? |
10/06/2022 presencial | Lázaro Lima Professor pesquisador | JOGOS EDUCACIONAIS E O ENSINO: uma parceria que dá certo! |
7. GALERIA DO EVENTO
8. VÍDEOS GRAVADOS DOS WEBNÁRIOS
TÍTULO: MODELAGEM MATEMÁTICA DOS CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS NO BRASIL E NO ESTADO DO RN
PALESTRANTE: Lucas Dantas (Aluno de Iniciação científica | DCME)
RESUMO: Atualmente o maior desafio que o Brasil enfrenta é o vírus SARS-CoV-2 e a COVID-19, doença causada pelo mesmo. O objetivo dessa palestra é abordar o estudo sobre o comportamento matemático dos casos confirmados de COVID-19 no Brasil e no Rio Grande do Norte. Para isso, faz-se necessário o estudo acerca das equações diferenciais e uma análise do que se trata uma modelagem matemática. Para descrever o comportamento da propagação do vírus SARS-CoV-2 em uma população constante, foi utilizado o modelo matemático SIR (Suscetível-Infectado-Recuperado) que possibilitou a análise da propagação do vírus no Brasil e no Rio Grande do Norte, através de simulações .
TÍTULO: O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA
PALESTRANTE: Arthur Mendes (Aluno de Iniciação científica | DCME)
RESUMO: Alunos dos Ensinos Superior e Médio se mostram cada vez mais insatisfeitos com os métodos tradicionais há muito utilizados em sala de aula, desenvolvendo preconceitos e estigmas de dificuldade a respeito das disciplinas de Cálculo e Física. Portanto, como uma forma de auxiliar os professores que por falta de tempo e/ou disposição não conseguem atender as demandas destes alunos, trabalhei desenvolvendo e aplicando jogos educacionais voltados para os conteúdos da Física. O uso de jogos tem se mostrado cada vez mais interessante aos olhos dos discentes, ajudando-os a aproximar seus interesses mediante ao conteúdo estudado, além de em sua prática, fomentar o desenvolvimento de habilidades essenciais para a disciplina e para a vida, como raciocínio lógico e trabalho em equipe. Desta forma, busquei trabalhar jogos temáticos relacionados as práticas e fenômenos presentes na vida dos estudantes, como jogos de cartas, palavras, futebol, etc., buscando auxiliar em seus estudos e contribuir para a prática da utilização de jogos didáticos em sala de aula..
TÍTULO: Estudo da formação de proteína corona em nanopartículas de ouro com uso de web-servidores de Docking
PALESTRANTE: Filipe dos Santos (Aluno do PPgCEM | DCME)
RESUMO: Nanopartículas de ouro (AuNPs) são partículas que existem em uma escala manométrica com tamanhos de até 100 nm em pelo menos uma dimensão. O interesse nesse tipo de material deve-se as suas notórias características biomedicinais, podendo atuar no tratamento e diagnóstico de diversos tipos de câncer. Um efeito bastante interessante que ocorre quando esses materiais estão presentes no meio biológico é a formação de uma coroa de proteínas em sua superfície denominada de proteína corona. Esse efeito pode ser estudado a partir de ensaios in vitro, in vivo, e in sílico. As técnicas de docking são ferramentas de estudo in silico que servem para tentar prever a melhor interação entre duas moléculas em um meio, e com isso determinar a energia de ligação da iteração. Essas técnicas podem estar contidas em pacotes computacionais, ou em servidores disponíveis em paginas HTTP. A maioria dos servidores web que trabalham com o docking de moléculas estão limitados a trabalharem com o encaixe de componentes de tamanhos bem inferiores em comparação com as nanopartículas. Nesse trabalho foi reunido os servidores capazes de encaixar uma molécula protéica em uma nanopartícula, explorando uma variedade de tamanhos de AuNPs, e também limite de encaixe de proteínas em uma única AuNPs.
TÍTULO: Experiências exitosas no ensino médio em escola pública da periferia de Fortaleza-CE
PALESTRANTE: Marcelo Amorim (Ex-aluno do MNPEF | DCME)
RESUMO: Nesta palestra apresentaremos experiências exitosas no ensino de física e astronomia realizadas com alunos de ensino médio de uma escola da periferia de Fortaleza-CE. Na ocasião professor Marcelo de Amorim Oliveira fará um resumo das atividades desenvolvidas especialmente relacionadas com o laboratório didático de física, o ensino de física e o novo ensino médio e o ensino de astronomia.